segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Eu, hipocondríaco?

Também conhecida como “doença reumática”, a febre reumática é uma reação desproporcional do organismo a uma infecção causada por um tipo específico de bactéria – o estreptococo do grupo A de Lancefield. Como resposta à infecção provocada por essa bactéria, ocorre uma série de fenômenos anormais que acabam por prejudicar o organismo.

No começo ela se manifesta por meio de infeccções do nariz e da garganta, como amigdalite e faringite; algumas infecções da pele e dos dentes.

O curioso é que ela explode diferente em cada indivíduo. Os sintomas são imprecisos (os comuns) e às vezes vagos. O doente perde o apetite, fica pálido e tem dor de barriga, além de hemorragias pelo nariz e uma febre moderada no fim do dia. Outras vezes surgem pequenos nódulos nos joelhos, tendões e couro cabeludo. Dependendo da intensidade e gravidades da doença podem surgir ainda complicações mais sérias nas juntas, no coração, no sistema nervoso, nos pulmões e rins, dentre outras.

As mais sérias são as inflamações nas juntas, e o decorrente vermelhidão e dolorido. O dano que pode causar aos músculos do coração (endocárdio, miocárdio, pericárdio), logo, palpitação.
Bom é isso, a solução é operar (o que ainda não é o meu caso) ou tomar o medicamento (Benzectacil). E meu estágio, não tá tããão grave quanto eu pensei que estivesse.

Um comentário:

  1. Hum...
    Bom saber!!
    Ainda bem que sua doença não está "tãaao" grave quanto parece!
    =D

    ResponderExcluir